Veja como é fácil administrar seu site!
Ele foi todo desenvolvido na plataforma WordPress, que é a principal ferramenta de criação de sites em todo o mundo, alimentando mais da metade do conteúdo da internet.
Seu painel de administração é intuitivo, permitindo que você gerencie facilmente o conteúdo.
Índice
1. Introdução
2. Navegando pelo Painel de Controle
3. Usando o Elementor
– Seções e Widgets
– Editando Páginas e Postagens
4. Gerenciamento de Postagens
– Criando uma Nova Postagem
– Adicionando Imagens e Mídia
5. Gerenciamento de Usuários
– Adicionando e Gerenciando Usuários
6. Otimização de Imagens
– Tamanhos Ideais e Formatos
7. Importância do SEO
– Boas Práticas de SEO
8. O Que Evitar
– Seções e Ajustes Complexos
– Evitando Erros Comuns
9. Conclusão
1. Navegando pelo Painel de Controle
Faça login para ter acesso ao back end do seu site. Digite o endereço do seu site, barra(/)login.php. Ex: www.seusite.com.br/login.php. O usuário e a senha serão enviados para você.
Ao fazer login no seu site WordPress, você será direcionado ao painel de controle. Aqui estão as principais seções que você precisa conhecer:
– Painel: Visão geral do site.
– Posts: Gerenciamento de postagens.
– Mídia: Biblioteca de imagens e arquivos.
– Páginas: Criação e edição de páginas estáticas.
– Comentários: Moderação de comentários dos usuários.
– Aparência: Personalização do tema.
– Plugins: Gerenciamento de plugins instalados.
– Usuários: Adição e gerenciamento de usuários.
– Configurações: Configurações gerais do site.
2. Usando o Elementor
O Elementor é um construtor de páginas que facilita a criação e edição de páginas no WordPress.
Aqui estão os passos básicos para usar o Elementor:
Seções e Widgets
- Seções: Dividem a página em diferentes partes.
- Widgets: Elementos como texto, imagens, botões, etc.
Editando Banners do Slide:
Clique na pop-up chamada Estrutura que mostra a toda a estrutura da página do site. Esta pop-up geralmente está localizada do lado direito da tela, e pode ser arrastada para onde você desejar.
Clique em Slide, vai aparecer a opção Carousel, em seguida clique nas opções de Slide, cada item do Slide corresponde a um Banner.
Ao clicar em um item de Slide você poderá editá-lo. = > Ao clicá-lo você verá do lado esquerdo que o Editor se abriu nesta opção => Você vai ver as Abas: Conteúdo, Estilo e Avançado. => Clique em Estilo => Logo você verá que o plano de fundo é o Banner que está no Slide =>Ao passar o mouse sobre a imagem você vai perceber que tem as opções de lixeira, para deletar a imagem e a opção de carregar outra imagem. => Clique nesta opção e troque a imagem.
Alguns Banners do Slide são mais complexos, porque possuem textos e botões. Tome cuidado para que a imagem tenha coerência com este conteúdo.
Se for somente para acrescentar uma imagem, Clique na Pop-up, em Carousel em seguida clique no Editor do lado esquerdo, clique em um botão cinza escuro onde está escrito Adicionar Item.
Veja que você criou outro item para o Slide, este novo Slide aparece também na Pop-up de Estrutura. Clique no Novo Item que foi criado no Pop-up, volte para o Editor do lado esquerdo, clique em Estilo, em Plano de Fundo (Background Type), Clique na opção de Pincel e você verá o espaço para carregar o seu novo Banner. Você terá as opções de carregar a imagem da sua Biblioteca, ou Carregar do seu Computador. Geralmente o tamanho é de 1280px X 720px. (Este tamanho pode variar, dependendo do aplicativo utilizado no site.)
Editando Páginas e Postagens
- Abra a página que você deseja editar.
- Clique em “Editar com Elementor”.
- Arraste e solte widgets na página.
- Ao passar o mouse sobre os elementos do seu site, aparecerá uma linha rosa, clique neste elemento para editá-lo.
- Todas as mudanças serão feitas no editor localizado no lado esquerdo da sua tela. Conteúdos, estilos e avançados, neste último você poderá mudar a largura das margens.
- Personalize os widgets com texto, imagens, e outros elementos.
- Clique em “Publicar”, botão rosa, localizado na parte superior direita, para salvar suas mudanças.
3. Gerenciamento de Postagens
Criando uma Nova Postagem
1. Vá para Posts > Adicionar Novo.
2. Adicione um título e conteúdo.
3. Adicione imagens e mídia.
4. Adicione uma categoria, na lista de opções que fica do lado direito.
5. Publique uma imagem (540x675pixels), na seção Imagem destacada, também localizada no lado direito do editor.
6. Clique em Publicar a postagem.
Adicionando Imagens e Mídia
– Clique no botão Adicionar Mídia.
– Faça o upload da imagem ou selecione uma da biblioteca.
– Insira a imagem no conteúdo.
4. Gerenciamento de Usuários
Adicionando e Gerenciando Usuários
1. Vá para Usuários > Adicionar Novo.
2. Preencha os detalhes do usuário.
3. Selecione a função (Administrador, Editor, Autor, Colaborador, Assinante).
4. Clique em Adicionar Novo Usuário.
5. Otimização de Imagens
Tamanhos e Formatos
-Tamanho máximo: 1920×1080 pixels (slide).
-Tamanho recomendado para imagens utilizadas dentro dos Posts do Blog: 600×400 pixels.
– Formato recomendado: JPEG para fotos, PNG para gráficos com transparências.
– Compressão: Use ferramentas como ILOVEIMG para comprimir imagens.
6. Importância do SEO
Boas Práticas de SEO
– Palavras-chave: Use palavras-chave relevantes no título, cabeçalhos e corpo do texto.
– URLs amigáveis: URLs curtas e descritivas.
– Meta descrições: Crie descrições atraentes para as páginas e postagens.
– Links internos: Adicione links para outras páginas do seu site.
7. O Que Evitar
Seções e Ajustes Complexos
– Evite mexer em código: Se você não entende de programação, não edite o código do site.
– Backup: Sempre faça backup antes de grandes mudanças.
Evitando Erros Comuns
- Não sobrecarregue o site com plugins desnecessários.
- Verifique a compatibilidade dos plugins antes de instalar.
8. Conclusão
Fazer postagens no blog do seu site é simples e intuitivo, no começo parece um pouco difícil, mas é muito fácil. Aqui você encontrou um breve resumo, porém você só vai aprender mesmo colocando a mão na massa.
“Lembre-se de seguir as práticas recomendadas e evitar alterações complexas que possam comprometer o desempenho e a estética do seu site.“
E é claro, caso precise de alguma atualização, ou precise fazer uma publicação especial, conte comigo!
Depois da entrega do site, ainda estou aqui para te ajudar com algumas coisas:
VOCÊ TERÁ 1 ANO DE ASSISTÊNCIA:
1. Suporte Técnico: Se algo der errado ou tiver algum bug, estou à disposição para resolver.
2. Atualizações de Conteúdo: Se você precisar atualizar textos fixos do site, área de serviços prestados, imagens, etc., posso te auxiliar com isso.
3. Treinamento: Disponibilizo um pequeno manual, mas se necessário posso te ensinar a fazer as postagens do blog sozinho.
4. Atendimento ao Cliente: Estou aqui para tirar dúvidas.
6- Ofereço serviços de atualização do seu Blog: 4 postagens R$ 140,00.
Mudanças de fotos fixas do site ou em slides: 20,00 (por foto)